Sábado – Pense por si

Jorge Soley: “O movimento woke acha-se moralmente superior”

Vanda Marques
Vanda Marques 26 de março de 2023 às 18:00

O economista espanhol diz que a liberdade de expressão está em risco. Defende no seu livro dos cancelados que o politicamente correto se assemelha à revolução cultural chinesa e que a polarização é um negócio para alguns ativistas.

Não tem medo de ser polémico nem de ser cancelado. “Já estou na lista negra de alguns meios”, desabafa ao telefone com a SÁBADO. Jorge Soley, de 53 anos, é formado em economia e escreveu o livro Manual do Bom Cidadão, em que explica que o movimento woke e o politicamente correto não são novos. Diz que há censura e que estes ativistas se comportam como uma pseudo- religião. “Temos de nos libertar do medo de que nos cancelem”, diz. “Temos de discutir ideias, sabendo que há pessoas que não estão de acordo com o que eu digo e eu discordo. Não podemos ter medo.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.