Sábado – Pense por si

Revisão dos escalões do IRS avança este ano

A criação de dois novos escalões vai ser incluída no novo Orçamento do Estado, que será apresentado em março.

O Governo vai avançar com a revisão dos escalões do IRS no Orçamento do Estado para 2022, como já estava previsto na proposta orçamental que foi chumbada pelo BE e PCP em novembro último. A medida passa por aumentar de sete para nove o número de escalões do IRS, o que permitirá devolver às famílias 150 milhões de euros por ano. E, segundo as previsões do Governo, serão beneficiadas 1,5 milhões de famílias. A criação de dois novos escalões do IRS poderá levar o Governo a fazer uma atualização intercalar das taxas de retenção na fonte do IRS, após a entrada em vigor do Orçamento do Estado em maio ou junho.

O Ministério das Finanças já tem em curso a preparação do Orçamento do Estado que será apresentado em março. Nessa proposta, que passa pela atualização do Orçamento apresentado em outubro último, será incluída a revisão dos escalões do IRS. Com esta medida, o 3º e 6º escalões do IRS serão desdobrados em dois novos escalões.

Miguel A. Lopes/Lusa

Leia mais no Correio da Manhã.

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.