Sábado – Pense por si

Inflação terá abrandado em fevereiro para 8,2%. É o quarto recuo consecutivo

Jornal de Negócios 28 de fevereiro de 2023 às 11:27
As mais lidas

Este é o quarto recuo consecutivo na taxa de inflação e é explicado, em grande medida, pelo abrandamento nos preços da energia. O valor compara com os 8,4% registados em janeiro.

A taxa de inflação recuou em fevereiro para 8,2%, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgada esta terça-feira. Este é o quarto recuo consecutivo, explicado sobretudo pelo abrandamento nos preços da energia. O valor compara com os 8,4% registados em janeiro.

"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído, pelo quarto mês consecutivo, para 8,2% em fevereiro de 2023, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais à observada no mês anterior", indica a estimativa rápida do INE.

A explicar este abrandamento estiveram os preços da energia. Em fevereiro, o INE estima que o índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído de 7,1% para 2% (menos 5,1 pontos percentuais). Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá voltado a acelerar, aumentando de 18,5% em janeiro para 20,1% neste mês.

Por outro lado, depois de em janeiro a inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, por serem mais voláteis) ter recuado pela primeira vez desde setembro de 2021, a chamada "inflação crítica", a que os bancos centrais estão especialmente atentos, voltou a acelerar, de 7% para 7,2%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite comparações com a taxa de inflação registada nos restantes países da União Europeia e é o indicador considerado pelo Eurostat, terá registado uma variação homóloga de 8,6%, valor igual ao do mês precedente.

Em comparação com o mês anterior, a variação do índice de preços no consumidor terá sido de 0,3%, quando em janeiro tinha sido negativa em 0,8%. O INE estima, assim, que a variação média dos últimos doze meses tenha sido de 8,6%, mais 0,4 pontos percentuais do que em janeiro.

Os dados definitivos do IPC de fevereiro serão publicados no próximo dia 10 de março.

(Notícia atualizada às 11:17)

Artigos Relacionados
Tópicos inflaçao recuo

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?