Sábado – Pense por si

Entrevista
Entrevista

Presidente da ASAE sobre preços: “Não temos indícios para afirmar que há especulação”

Presidente da ASAE sobre preços: “Não temos indícios para afirmar que há especulação”
Bruno Faria Lopes 02 de março de 2023 às 20:00

Pedro Portugal Gaspar, inspetor-geral da ASAE, diz que de oito países estudados foi em Portugal e na Alemanha que os preços dos alimentos cresceram mais face à inflação. Mas aponta que a análise da agência não sugere que haja lucros ilegítimos das empresas.

Numa altura em que a inflação é a mais alta em 30 anos, a Agência para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) é um dos fiscalizadores no centro do furacão, responsável por investigar delitos antieconómicos. Pedro Portugal Gaspar diz compreender a perceção pública negativa sobre os preços, mas afirma que uma coisa são as subidas significativas – que no alimentar são das mais altas na Europa – e outra o crescimento anormal das margens de lucro. O inspetor-geral acrescenta que um dos novos estudos da ASAE, que decompõe a estrutura de preços no setor alimentar, não tem encontrado sinais desse crescimento ilegítimo nos cerca de 30 produtos que fazem parte de um cabaz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)