Sábado – Pense por si

Inflação anual dispara em Espanha para 5,5%, o maior aumento desde 1992

Índice provisório de preços no consumidor para outubro indica que a subida da inflação foi de um ponto e meio acima da anual de setembro (4%).

O nível dos preços continuou a aumentar em outubro em Espanha, impulsionados pelas subidas na eletricidade e nos combustíveis, mais 5,5% em relação ao mesmo mês de 2020, a taxa mais alta desde 1992.

O Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE) publicou hoje o índice provisório de preços no consumidor (IPC) para outubro, que também indica que a subida da inflação foi de um ponto e meio acima da anual de setembro (4%).

Se o valor provisório da inflação anual for confirmado a 12 de novembro, será confirmada a aceleração dos preços dos últimos meses.

A inflação atual é explicada pelo aumento dos preços da eletricidade e, em menor medida, dos combustíveis e lubrificantes para veículos pessoais, que eram mais baratos em outubro do ano passado.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.