António Costa anunciou oito medidas extraordinárias para apoiar as famílias face à inflação.
O primeiro-ministro apresentou esta segunda-feira o pacote "famílias primeiro" e anunciou que vai levar à Assembleia da República uma proposta para reduzir o IVA da eletricidade de 13% para os 6%.
Luísa Nnhantumbo/Lusa
António Costa anunciou oito medidas base:
- Pagamento extraordinário de 125 euros a cada cidadão não pensionista com rendimentos brutos até 2.700 euros;
- Pagamento extaordinário de 50 euros por cada descendente até aos 24 anos. Um casal com dois filhos e em que ambos tenham rendimento individual até 2.700 euros mensais deve receber em outubro o pagamento extra de 350 euros, segundo o primeiro-ministro;
- Costa anunciou que o Governo vai ainda propôr na Assembleia da República a redução do IVA da eletricidade de 13% para 6%;
- O pagamento, aos pensionistas, de 50% de uma pensão extraordinária em outubro
- Foi ainda anunciado um teto máximo para a atualização das rendas que fica nos 2%;
- Nos transportes, o valor do passe social urbano e dos bilhetes da CP fica congelado.
- Nos combustíveis, o Governo mantém o congelamento da taxa de carbono até ao final do ano e mantém o desconto em sede de ISP, assim como a devolução do IVA nestes produtos
- O Governo também já tinha comunicado a intenção de fazer aprovar o diploma que permite aos consumidores de gás natural regressar à tarifa regulada, tendo ainda anunciado o relançamento do programa da "bilha solidária";
Segundo o primeiro-ministro, o pacote de apoios às famílias tem o valor global de 2.400 milhões de euros. O primeiro-ministro indicou que os 2.400 milhões de euros somam-se aos 1.600 milhões de euros em apoios mobilizados até setembro, elevando este ano para 4.082 milhões de euros o valor total dos apoios anunciados para responder à crise.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.