O encerramento do Nord Stream por tempo indefinido está a levar os preços do gás a disparar novamente. Esta segunda-feira atingiram os 272 euros.
O gás natural disparou 30%, depois da Rússia ter revelado que a principal fonte de gás para a Europa vai permanecer encerrada indefinidamente. O Nord Stream esteve fechado durante três dias, na semana passada, para manutenção e devia ter reaberto no passado sábado.
No entanto, na sexta-feira ao final do dia, a Gazprom emitiu um comunicado, informando que, devido a uma fuga no equipamento, a reabertura teria de ser adiada. Na negociação desta segunda-feira, ogás negociado em Amesterdão (na sigla inglesa TTF), de referência para o mercado europeu, chegou a escalar 30% para os 272 euros por megawatt-hora.
O preço está assim 400% mais elevado ao registado em 2021.
Em circunstâncias normais, o gasoduto Nord Stream era responsável por um terço do gás que a Rússia exportava para a Europa. Numa altura em que a capacidade do gasoduto já se encontrava limitada a apenas 20%, o cenário vem aumentar ainda mais a pressão sobre o Velho Continente.
Apesar de esta semana ter sido anunciado, em vários países da região, que as reservas de gás estavam a encher mais rápido que o esperado, na Alemanha, a situação é delicada, uma vez que neste momento Berlim apenas tem gás suficiente para empresas e famílias durante três meses.
Os ministros com a pasta da Energia da União Europeia vão reunir-se esta sexta-feira, para discutir medidas para controlar o aumento do preço do gás, incluindo tetos no preço, bem como linhas de crédito de emergência para participantes no mercado, de acordo com um documento consultado pela Reuters.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.