Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

EUA e UE chegam a acordo para tarifas de 15%

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 27 de julho de 2025 às 18:53
As mais lidas

Anúncio foi feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no seu campo de golf na Escócia, depois de uma curta reunião com Ursula vonder Leyen. Tarifas devem entrar em vigor a 1 de agosto, conforme estava previsto.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou este domingo ter chegado a um acordo com a União Europeia (UE) para aplicação de tarifas de 15% no comércio entre os dois blocos. O anúncio foi feito depois de uma reunião com presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que decorreu na Escócia.

AP Photo/Jacquelyn Martin

Trump comentou o acordo aos jornalistas no seu campo de golfe em Turnberry, na Escócia. "Chegámos a acordo. É um bom acordo para todos. Vai-nos aproximar... é uma parceria em certo sentido", afirmou o líder americano. Nas mesmas declarações referiu que o acordo será "ótimo para os carros" e que terá grande impacto na agricultura.

Também von der Leyen comentou os termos do acordo dizendo tratar-se de "um grande acordo", depois de "negociações duras". A presidente da Comissão Europeia confirmou as taxas de 15% para a maioria dos bens europeus, depois das ameaças norte-americanas terem apontado para os 30%.

O acordo inclui ainda a promessa da UE comprar 750 mil milhões de dólares em energia aos EUA e investir 600 mil milhões de dólares no mercado norte-americano, aponta a Bloomberg.

As tarifas devem entrar em vigor a 1 de agosto, conforme tinha sido anunciado pelos EUA e cujo prazo foi, ainda este domingo, confirmado pelo secretário de Estado do Comércio.

Artigos Relacionados