Sábado – Pense por si

EUA e UE chegam a acordo para tarifas de 15%

Anúncio foi feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, no seu campo de golf na Escócia, depois de uma curta reunião com Ursula vonder Leyen. Tarifas devem entrar em vigor a 1 de agosto, conforme estava previsto.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou este domingo ter chegado a um acordo com a União Europeia (UE) para aplicação de tarifas de 15% no comércio entre os dois blocos. O anúncio foi feito depois de uma reunião com presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que decorreu na Escócia.

AP Photo/Jacquelyn Martin

Trump comentou o acordo aos jornalistas no seu campo de golfe em Turnberry, na Escócia. "Chegámos a acordo. É um bom acordo para todos. Vai-nos aproximar... é uma parceria em certo sentido", afirmou o líder americano. Nas mesmas declarações referiu que o acordo será "ótimo para os carros" e que terá grande impacto na agricultura.

Também von der Leyen comentou os termos do acordo dizendo tratar-se de "um grande acordo", depois de "negociações duras". A presidente da Comissão Europeia confirmou as taxas de 15% para a maioria dos bens europeus, depois das ameaças norte-americanas terem apontado para os 30%.

O acordo inclui ainda a promessa da UE comprar 750 mil milhões de dólares em energia aos EUA e investir 600 mil milhões de dólares no mercado norte-americano, aponta a Bloomberg.

As tarifas devem entrar em vigor a 1 de agosto, conforme tinha sido anunciado pelos EUA e cujo prazo foi, ainda este domingo, confirmado pelo secretário de Estado do Comércio.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres