Sábado – Pense por si

Desempregados de longa duração vão poder acumular 65% do subsídio com salário

SÁBADO
SÁBADO 18 de janeiro de 2023 às 10:13
As mais lidas

Medida vai ser proposta na Concertação Social esta quarta-feira.

O Governo vai mudar os incentivos ao regresso ao trabalho para os desempregados de longa duração. Assim, quem estiver há mais de um ano inscrito no centro de emprego vai poder acumular até 65% do subsídio com o salário, escreve o Jornal de Negócios.

Mariline Alves

Os desempregados poderão beneficiar desta medida seis meses (ou seja, entre o 12.º e o 18º mês de inscrição no centro de emprego), depois poderão apenas acumular 45% do subsídio entre o 19.º e o 24º mês de inscrição e, por fim, 25% após dois anos de inscrição. A medida vai ser apresentada esta quarta-feira aos parceiros, em Concertação Social.

Leia mais noJornal de Negócios.

Artigos Relacionados
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.