Sábado – Pense por si

Savannah atualiza Avaliação de Impacto Social da mina de lítio em Boticas

A Savannah Resources foi notificada pela APA para reformular o projeto, antes da emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

A Savannah informou hoje estar a atualizar a Avaliação de Impacto Social da mina de lítio, em Boticas, no âmbito do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que será submetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no primeiro trimestre.

A Savannah Resources, empresa que quer explorar a mina de lítio em Covas do Barroso, concelho de Boticas, distrito de Vila Real, disse, em julho, que foi notificada pela APA para reformular o projeto, antes da emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA).

O EIA da mina do Barroso esteve em consulta pública entre abril e julho do ano passado.

Agora, segundo a empresa, a Avaliação de Impacto Social irá "fornecer uma avaliação clara do leque de opiniões que existe entre os 'stakeholders' em relação ao projeto e à empresa, bem como as expectativas e preferências que têm em relação à partilha de benefícios do projeto".

O estudo está a ser elaborado pela 'Community Insights Group' (CIG) que realizou entrevistas a residentes locais durante o mês de outubro de 2022 para determinar "as principais questões consideradas essenciais ou significativas para o seu bem-estar e como estas poderiam ser afetadas pelo projeto, tanto de uma forma positiva como negativa".

Tópicos savannah litio
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.