Sábado – Pense por si

Ronaldo: o gegenpressing, as críticas, a insatisfação pelo 7º lugar e… "edifícios merda"

Carlos Torres
Carlos Torres 15 de janeiro de 2022 às 10:00

É egoísta, só se preocupa em atingir recordes e até intimida os colegas quando eles rematam em vez de lhe passarem a bola. Em Inglaterra, criticar Ronaldo é o assunto do momento: está a prejudicar o Manchester United e o estilo dele não encaixa no futebol moderno, de grande pressão – uma situação que até lembra uma cena de Balas & Bolinhos.

Há uma cena famosa no segundo filme da bem-sucedida trilogia portuguesaBalas & Bolinhos, em que Rato e Culatra vão resgatar Bino de uma obra de construção civil e, ao serem interpelados pelo empreiteiro, Rato faz-se passar por "inspetor geral das obras" e acaba por sair de lá com "o trabalhador" e um suborno de 400 euros. No final da cena, e depois de ameaçar o empreiteiro e de criticar a qualidade da obra, em que é "tudo merda", do cimento às condições de segurança, Rato dirige-se para junto da placa com o nome do empreendimento – Edifícios Jardins do Paraíso – e termina com a famosa declaração: "Você devia ter vergonha de tratar assim os seus trabalhadores. E já agora, porque é que não muda isto e põe aqui: ‘Edifícios merda?’"

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.