Sábado – Pense por si

Ronaldo: o gegenpressing, as críticas, a insatisfação pelo 7º lugar e… "edifícios merda"

Carlos Torres
Carlos Torres 15 de janeiro de 2022 às 10:00

É egoísta, só se preocupa em atingir recordes e até intimida os colegas quando eles rematam em vez de lhe passarem a bola. Em Inglaterra, criticar Ronaldo é o assunto do momento: está a prejudicar o Manchester United e o estilo dele não encaixa no futebol moderno, de grande pressão – uma situação que até lembra uma cena de Balas & Bolinhos.

Há uma cena famosa no segundo filme da bem-sucedida trilogia portuguesaBalas & Bolinhos, em que Rato e Culatra vão resgatar Bino de uma obra de construção civil e, ao serem interpelados pelo empreiteiro, Rato faz-se passar por "inspetor geral das obras" e acaba por sair de lá com "o trabalhador" e um suborno de 400 euros. No final da cena, e depois de ameaçar o empreiteiro e de criticar a qualidade da obra, em que é "tudo merda", do cimento às condições de segurança, Rato dirige-se para junto da placa com o nome do empreendimento – Edifícios Jardins do Paraíso – e termina com a famosa declaração: "Você devia ter vergonha de tratar assim os seus trabalhadores. E já agora, porque é que não muda isto e põe aqui: ‘Edifícios merda?’"

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.