Sábado – Pense por si

Ronaldo candidato ao onze do ano da UEFA. Quem o acompanha?

Avançado do Real Madrid é o único futebolista português nos 50 jogadores que vão a votos.

Cristiano Ronaldo, que já foi distinguido como melhor jogador do ano da FIFA (prémio The Best), é o único futebolista português nos 50 jogadores que vão a votos para formar o onze do ano da UEFA.

Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo

O internacional português do Real Madrid surge na zona avançada, em concorrência com Sergio Aguero (Manchester City), Aubameyang (Borussia Dortmund), Benzema (Real Madrid), Cavani (PSG), Dybala (Juventus), Falcao (Mónaco), Griezmann (Atlético Madrid), Harry Kane (Tottenham), Lewandowski (Bayern Munique), Mbappé (PSG), Mertens (Nápoles), Messi (FC Barcelona), Neymar (PSG) e Luis Suárez (FC Barcelona).

Na lista figuram ainda 15 médios, 15 defesas e cinco guarda-redes, com o Real Madrid, bicampeão europeu em título, a ser, globalmente, o clube com mais representação, com 11 futebolistas a poderem ser escolhidos.

O guarda-redes Keylor Navas, os defesas Carvajal, Marcelo, Sergio Ramos, os médios Asensio, Casemiro, Tony Kroos e Luka Modric, e os avançados Karim Benzema e Benzema, são os jogadores merengues que vão a votos.

Da Juventus, finalista vencida da Liga dos Campeões na última época, consta Buffon - que anunciou o final da carreira na seleção de Itália, após o não apuramento dos transalpinos para o Mundial2018 -, Dani Alves (agora no PSG), Bonucci (agora no AC Milan), Chiellini, Alex Sandro, Pjanic e Dybala.

A escolha tem um critério editorial da UEFA, com base no desempenho dos jogadores pelos clubes e selecção em provas do organismo em 2017, e a votação decorrerá entre hoje, quarta-feira, e 9 de Janeiro, com a equipa vencedora a ser conhecida em 11 de Janeiro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.