Sábado – Pense por si

Benfica: o retrato de um campeão que (quase) nunca dormiu

Carlos Torres
Carlos Torres 27 de maio de 2023 às 19:59

O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional pela 38ª vez na sua história, ao vencer o Santa Clara, na Luz, por 3-0. Líder desde a 1ª jornada, o Benfica passeou durante toda a época e só tremeu (mas ligeiramente) naquelas duas semanas em abril, a seguir ao desaire com o FC Porto.

Se é verdade que Deus não dorme, o mesmo se pode dizer deste Benfica da época 2022/23, que ao vencer o Santa Clara por 3-0, este sábado, alcançou o 38º título de campeão da sua história, reforçando ainda mais o seu estatuto em Portugal (o FC Porto tem 30 e o Sporting soma 19) emesmo entre as principais ligas europeias(nas 30 Ligas mais bem classificadas norankingda UEFA, só os escoceses do Glasgow Rangers e do Celtic, com 55 e 53, respetivamente, têm mais – a Juventus, por exemplo, tem 36, tal como o Ajax, o Real Madrid tem 35 e o Bayern Munique está com 33).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.