Sábado – Pense por si

Quais os mecanismos para provar um crime como o genocídio?

Márcia Sobral
Márcia Sobral 16 de abril de 2022 às 10:00

Joe Biden já chamou “assassino” a Putin e terá sido o primeiro chefe de Estado a falar em “crimes de guerra”, mas esta semana foi mais longe e usou a palavra “genocídio”. Zelensky disse que se tratavam de “palavras de um verdadeiro líder” mas como pode o crime de genocídio ser provado e quais os caminhos até lá chegar?

Desde que começou a guerra na Ucrânia que têm sido tornadas públicas várias atrocidades cometidas pelos militares russos contra civis. O massacre de Bucha, onde dezenas de pessoas foram mortas, chocou o mundo. Mas nos últimos dias têm surgido vários relatos de violações a mulheres, casos de tortura e assassinatos. Para o presidente dos Estados Unidos não há dúvidas que "Putin está a tentar apagar a ideia de que se pode ser ucraniano e as provas estão a aumentar".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.