Sábado – Pense por si

Como são acolhidas as crianças ucranianas em Portugal?

Márcia Sobral
Márcia Sobral 19 de abril de 2022 às 14:00

Trinta e um mil deslocados já terão entrado em território nacional, mais de 11 mil era menores. O que acontece a todas estas pessoas quando entram em Portugal e quais os mecanismos de ajuda que são ativados quando falamos de crianças que chegam sozinhas?

A guerra na Ucrânia provocou a maior crise migratória desde a II Guerra Mundial. Milhares de pessoas já fugiram do país e procuraram refúgio maioritariamente na Europa.Portugal já deu resposta positiva a mais de 31 mil pessoas, 11 mil menores. Destas, 433 crianças entraram no nosso País sem os pais e, pelo menos 14, chegaram completamente sozinhas. Mas os números podem aumentar nos próximos dias com achegada ao país de mais um voo humanitário que se prevê que transporte mais 263 refugiados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.