Os vouchers para os livros escolares começam a ser emitidos esta segunda-feira. Saiba o que deve fazer para ter acesso a estes vales.
Os vouchers para os manuais gratuitos começam a ser distribuídos esta segunda-feira, podendo os encarregados de educação começar a encomendar os livros que serão utilizados no próximo ano letivo.
Pedro Simões
Quem pode usufruir dos manuais gratuitos?
Têm direito aos manuais escolares gratuitos os alunos que frequentam o ensino público ou estabelecimentos do ensino particular com contrato de associação.
O Ministério da Educação já informou que pretende alargar a gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do ensino obrigatório incluindo em todas as escolas privadas, mas a medida ainda não foi apresentada.
Quando são disponibilizados os vouchers?
- A partir desta segunda-feira, 28 de julho, estão disponíveis os vouchers para os alunos que vão frequentar o primeiro ciclo (1.º ao 4.º ano) e o final do terceiro ciclo (9.º ano);
- Para os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos os vouchers ficam disponibilizados a partir de 4 de agosto (próxima segunda-feira);
- Os alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos e outras ofertas formativas devem esperar até 11 de agosto para requisitarem os seus vouchers.
Como pedir os manuais gratuitos?
Os encarregados de educação têm de registar-se na na plataforma MEGA (Manuais Escolares Gratuitos - https://manuaisescolares.pt/) com os dados de acesso ao Portal das Finanças ou com o número de contribuinte e data de nascimento do aluno para o qual querem pedir os manuais.
Depois de resgatar os vouchers que são destinados a cada aluno é preciso perceber se são para manuais novos ou reutilizados. Caso seja para livros novos deve dirigir-se a uma livraria ou papelaria onde vendam estes livros, trocando o voucher. Já os livros em segunda mão devem ser requisitados nas escolas.
As datas e procedimentos para levantar manuais nas escolas são definidas pelo próprio estabelecimento. Algumas autarquias apoiam a aquisição de livros de fichas e de atividades. Informe-se na sua escola.
Devolução dos manuais
Com o fim do ano letivo, os encarregados de educação têm de devolver à escola os manuais escolares gratuitos para que possam vir a ser utilizados por outros alunos em anos seguintes. Quem não entregar os manuais escolares fica impedido de receber manuais gratuitamente no ano letivo seguinte, a não ser que pague o valor integral do material não entregue.
Os alunos do primeiro ciclo não têm de entregar os manuais.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A forma mais encoberta da violência obstétrica, isto é, a violência verbal, inclui comentários desrespeitosos, reprimendas desnecessárias, ironia, insultos, ameaças, culpabilização e humilhação da grávida.
Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.
É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).
A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.