NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Dos países da UE, a Dinamarca apresenta a média maior (7,54), seguida da Estónia (6,79), Letónia (6,5) Lituânia (6,48) e Eslováquia (6,06).
Portugal é o sétimo país da União Europeia com menos mortes atribuídas à covid-19, segundo os dados do 'site' estatístico Our World in Data.
De acordo com os números atualizados à data de hoje, Portugal apresenta uma média diária de 2,02 mortes por milhão de habitantes atribuídas à doença nos últimos sete dias, abaixo da média da União Europeia neste indicador, que está em 2,7, mas acima da mundial, de 0,8.
Dos países da UE, a Dinamarca apresenta a média maior (7,54), seguida da Estónia (6,79), Letónia (6,5) Lituânia (6,48) e Eslováquia (6,06).
A nível mundial e considerando apenas países com mais de um milhão de habitantes, é Hong Kong que tem a média maior (37,5 mortes diárias atribuídas à covid-19), seguida da Dinamarca, Estónia, Geórgia (6,75) e Lituânia.
Em relação a novos casos diários por milhão de habitantes, Portugal subiu de uma média de 1.040 nos sete dias anteriores para 1.200, mas desceu de posição de 11.ª para a 13.ª mais alta da União Europeia.
Neste indicador, é a Áustria que apresenta a média maior, de 4.520, seguida dos Países Baixos (3.840), Chipre (3.150), Letónia (3.120) e Alemanha (2.340).
A média europeia de novos casos diários por milhão de habitantes está em 1.190 e a mundial em 209.
No resto do mundo, considerando apenas os países com mais de um milhão de habitantes, a Islândia tem a média maior de novos casos (6.820), seguida da Coreia do Sul (6.120), Áustria, Países Baixos e Nova Zelândia (3.830).
Mais de seis milhões de pessoas morreram com covid-19 em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.