Sábado – Pense por si

Não corra a comprar comprimidos de iodo, é inútil

Lucília Galha
Lucília Galha 09 de março de 2022 às 07:00

Aqueles que são comercializados em Portugal não surtem qualquer efeito, porque têm uma dosagem muito baixa, e há muito mais riscos que benefícios. Só faz sentido tomar este suplemento em caso de um acidente nuclear e num raio de até 100 quilómetros do local.

A psicóloga foi surpreendida pela abordagem do paciente. "Hoje, tive um jovem que comprou uns comprimidos de iodo para tomar no caso de um ataque nuclear", partilhou esta segunda-feira com aSÁBADO, Lisete Gonçalves, da Clínica do Sentir, em Lisboa. Na verdade, há uns dias, desde que paira a ameaça de um acidente nuclear na Ucrânia – sobretudo depois do incêndio na central de Zaporizhzhya, na passada sexta-feira, 4, provocado pela ofensiva russa – que tem havido um aumento da procura por este tipo de suplemento. Tem algum fundamento?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.