A conclusão é de um estudo conduzido em Itália acerca do impacto da vacina da Pfizer, Moderna e AstraZeneca nos vacinados.
O surgimento de covid-19 em adultos de todas as idades cai 80% cinco semanas depois de ser administrada a primeira dose da vacina da Pfizer, Moderna ou AstraZeneca, de acordo com um estudo publicado este sábado, dia 15 de maio.
O primeiro estudo realizado por um país da União Europeia sobre o impacto da campanha de imunização decorreu em Itália, sob chefia do Instituto Nacional de Saúde (ISS) e do Ministério da Saúde. Partiu de dados recolhidos junto dos 13.7 milhões de pessoas vacinadas em todo o país.
REUTERS/Ciro De Luca
Os cientistas começaram a estudar os dados recolhidos desde que a campanha de vacinação em Itália arrancou, em 27 de dezembro de 2020, até 3 de maio de 2021.
A análise demonstrou que o risco de infeção, hospitalização e morte devido à covid-19 desce progressivamente duas semanas depois da vacinação inicial.
"35 dias depois da primeira dose, existe uma redução de 80% nas infeções, de 90% nas hospitalizações, e 95% nas mortes", avançou o Instituto Nacional de Saúde, acrescentando que o mesmo padrão tinha sido verificado em homens e mulheres, de diferentes idades. "Estes dados confirmam a eficácia da campanha de vacinação e a necessidade para se alcançar uma grande cobertura em toda a população rapidamente para terminar a emergência", defendeu o presidente do ISS, Silvio Brusaferro, num comunicado.
Entre os quase 14 milhões de pessoas incluídas no estudo italiano, 95% dos que tinham tomado as vacinas da Pfizer e Moderna tinham a vacinação completa, ao passo que nenhuma das pessoas que tomou a vacina da AstraZeneca tinha tomado segunda dose.
Até agora, Itália tem seguido as recomendações das farmacêuticas, administrando uma segunda dose da vacina da Pfizer três semanas depois da primeira e uma segunda dose da vacina da Moderna quatro semanas depois. A segunda dose da vacina da AstraZeneca é dada 12 semanas depois da primeira.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Em muitas circunstâncias encontrei-me, falei, acompanhei algumas iniciativas de Francisco Pinto Balsemão. Nem sempre concordamos, mas quase sempre concordamos
É difícil explicar porque é que um parricídio ou um matricídio nos causa tanto horror. Entre várias coisas é porque, em princípio, é também um crime contra os nossos primeiros cuidadores.
O alegadamente firme almirante arrisca passar por quem acredita nos milagres do spin doctoring. Só que no fim, ficamos como no início: afinal o que é que pensa mesmo Gouveia e Melo?
Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.