Sábado – Pense por si

França lança campanha contra síndrome do bebé sacudido. Pode ser mortal

Leonor Riso
Leonor Riso 18 de janeiro de 2022 às 10:22

No país, regista-se um caso por dia da síndrome do bebé sacudido. Casos são mais frequentes quando a criança tem entre seis e oito semanas de vida.

O governo francês lançou esta segunda-feira uma campanha de sensibilização para a síndrome do bebé sacudido. Num vídeo, o ministério da Saúde alerta que em França, um bebé é vítima da síndrome por dia e que um em cada dez casos leva à morte. Mas o que é este problema? Caracteriza-se como um traumatismo craniano infligido pelos pais ao bebé, quando numa tentativa de pararem o choro, o sacodem. Como nos bebés os músculos do pescoço ainda não são suficientemente fortes, pode ocorrer uma hemorragia junto ao cérebro. A síndrome pode levar à falta de oxigénio no cérebro e até a uma paragem cardiorrespiratória. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.