NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Estudo britânico conclui que basta uma dose para reduzir significativamente a transmissão do novo coronavírus.
Um estudo levado a cabo pela Public Health England (PHE), a agência governamental de saúde britânica, concluiu que quem toma a primeira dose da vacina da AstraZeneca ou da Pfizer vê reduzida a sua probabilidade de transmitir o novo coronavírus a outras pessoas em entre 38% e 49%.
Covid-19 vacinaçãoReuters
O estudo verificou também que a primeira dose confere proteção contra os sintomas da doença 14 dias depois da inoculação, e que, passado um mês, o risco de desenvolver sintomas é reduzido em entre 60% e 65%.
A descoberta representa mais um sinal da eficácia da vacina no combate à pandemia, e foi utilizado pela agência britânica como um incentivo para a vacinação da população, embora tenha sido vincada a importância de os vacinados "continuarem a agir como se tivessem o vírus", cumprindo as medidas de higiene e distanciamento social.
Sobre os resultados, Mary Ramsay, chefe de imunização na PHE, disse que "as vacinas são essenciais para que retornemos à vida normal", porque "não apenas reduzem a severidade da doença e evitam centenas de mortes todos os dias", como também "têm um impacto adicional em reduzir as chances de transmitir Covid-19 a outras pessoas".
O estudo promete ser significativo na prevenção do contágio em ambientes de alto risco de transmissão, como lares, prisões e outras zonas de coabitação. Ainda assim, a agência lembra que mesmo a segunda dose da vacina não é 100% eficaz a impedir os sintomas da doença ou a sua transmissão a outras pessoas.
Em Portugal, 8,3% da população já foi totalmente vacinada, e 22,7% já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Será necessário vacinar mais 61,7% da população para que haja imunidade de grupo, que, crê-se, é atingida quando 70% da população é imunizada.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?