Sábado – Pense por si

Como lidar com a ansiedade provocada pelo coronavírus

Mariana Branco
Mariana Branco 10 de março de 2020 às 07:00

Quem sofre de problemas de ansiedade "pode acabar por ficar mais preocupado nestas situações", alerta psicóloga. "E se estiver no metro e espirrarem para cima de mim?" ou "e se for a um restaurante em que alguém na mesa ao lado está infetado?", são algumas das inquietações.

A epidemia do novo coronavírus, detetado há três meses na China, já provocou cerca de 3.800 mortos em todo o mundo. Deixou milhões de quarentena, fechou supermercados, escolas e universidades, e até obrigou a um controlo de visitas nos hospitais. Nos transportes, somam-se as pessoas que usam máscaras e os géis desinfetantes nunca se venderam tanto. Que efeitos pode ter uma epidemia, como a do Covid-19, em quem já sofre de ansiedade?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.