Sábado – Pense por si

Agência Europeia do Medicamento aprova vacina da Johnson & Johnson

É a quarta vacina a ser aprovada pela EMA, mas a primeira que pode ser tomada em apenas uma dose.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou a vacina da Johnson & Johnson, que é administrada em apenas uma dose. 

Reuters

É a quarta vacina a ser aprovada pela agência, depois das da Pfizer-BioNTech, AstraZeneca e Moderna. É recomendada para as pessoas com mais de 18 anos. 

Os Estados Unidos, o Canadá e o Bahrain já tinham aprovado a vacina, enquanto a África do Sul está a avançar com o processo. 

"Com esta última opinião positiva, as autoridades por toda a União Europeia terão outra opção para combater a pandemia e proteger as vidas e saúde dos seus cidadãos", afirmou Emer Cooke, diretora da EMA. "É a primeira vacina que pode ser usada como dose única."

A autorização especial conferida pela EMA permite que um tratamento seja vendido durante um ano sem que haja todos os dados disponíveis sobre a sua eficácia e efeitos secundários. 

A aprovação surge quando se verifica um aumento no número de casos provocado pela variante mais contagiosa do coronavírus (a britânica), que obrigou Itália e França a impor confinamentos. 

Artigos Relacionados
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".