Sábado – Pense por si

Walter Robinson, de Spotlight: "Tão poucos padres abusadores em Portugal? Algo não bate certo"

Leonor Riso
Leonor Riso 09 de novembro de 2019 às 18:34

Em 2002, liderava a equipa que revelou os abusos sexuais a menores cometidos por padres em Boston e a proteção dos criminosos. O seu trabalho teve repercussões no mundo inteiro - mas falta mais ação do Vaticano.

Em 2002, Walter Robinson liderava a Spotlight, a equipa de jornalistas de investigação do Boston Globe que no início desse ano desvendou os abusos sexuais a menores cometidos por padres em Boston e o seu encobrimento pela hierarquia da Igreja. O trabalho destes repórteres deu-lhes um Pulitzer e levou a que em todo o mundo fossem revelados casos semelhantes mas, lamenta Robinson, não motivou uma resposta séria do Vaticano. Em 2015, o jornalista foi encarnado no cinema por Michael Keaton no filme Spotlight. Robinson esteve em Portugal no dia 8, para uma conferência na Universidade Católica sobre os perigos que põem em causa a sobrevivência da democracia. Crítico de Trump, diz-se "otimista" sobre o futuro do jornalismo e não concorda que lhe chamem jornalista de investigação: "Todos os jornalistas são de investigação."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.