Aos 106 anos, Apo Whang-Od representa "os ideais do conceito de belo para a comunidade e cultura filipina".
Apo Whang-Od tornou-se na pessoa mais velha do mundo a ser capa de uma revistaVogue. Aos 106 anos, a mulher oriunda das Filipinas teve direito ao destaque por manter viva a "arte milenar dobatok".
Redes Sociais / @voguephilippines
Falamos uma técnica tradicional que consiste na execução de tatuagens utilizando um espinho e um vara de bambu que é mergulhado em corantes naturais e posteriormente espetado na pele.
De acordo com a publicação daVogueFilipinas, Apo Whang-Od começou a tatuar com apenas 16 anos e é agora descrita na como "a últimamambabatokda sua geração".
Foi responsável por desenhar símbolos de "força, bravura e beleza" na pele de "milhares de pessoas que fizeram peregrinações até à aldeia de Buscalan". Nos últimos anos há cada vez mais turistas atraídos por este tipo de arte e jovens interessados em aprendê-la.
Apo Whang-Od conseguiu não só ser a mulher mais velha a entrar numa capa da revista de moda, mas tornou-se também uma das poucas mulheres indígenas a ter tal destaque. Para a equipa que esteve por trás da capa, a centenária representa "os ideais do conceito de belo para a comunidade e cultura filipina".
Anteriormente, era a atriz Judi Dench que tinha o título, depois de ser capa da Vogue Reino Unido aos 85 anos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."