Sábado – Pense por si

Nove meses depois, astronautas da NASA estão a caminho da Terra

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 18 de março de 2025 às 11:08
As mais lidas

Butch Wilmore e Suni Williams iam ficar oito dias no espaço e acabaram a permanecer nove meses. Aterragem está prevista para as 21h57 na Flórida, mas só poderão ir para casa depois de dias de exames médicos.

Começou a viagem de regresso à Terra dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, depois de nove meses retidos na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Os dois iam ficar uma semana no espaço, mas uma avaria na cápsula fez com que tivessem ficado retidos.

AP Photo/Chris O'Meara, File

Wilmore e Williams embarcaram às 5h05 numa viagem de 17 horas até ao nosso planeta, sendo esperada uma aterragem na Flórida às 21h57. Com eles embarcaram também dois outros astronautas.

"A Crew-9 está a caminho de casa", anunciou o comandante Nick Hague a partir do interior da cápsula, à medida que o aparelho se afastava da ISS. O comandante indicou ainda que estão previstas condições "perfeitas" para a aterragem.

Wilmore e Williams são dois astronautas veteranos da NASA e pilotos de teste reformados das forças armas norte-americanas. Os dois foram filmados a rir, a abraçar e a tirar fotografias com os seus colegas da estação espacial dos últimos nove meses, já com os seus fatos, botas e capacetes preparados para a reentrada na atmosfera terrestre.

Quando chegarem à Terra, os dois serão levados para a sede do Centro Espacial Johnson, em Houston, para serem submetidos a vários dias de testes médicos, tal como fazem todos os astronautas no regresso. Só poderão ir para casa quando o pessoal médico da NASA autorizar. A vida no espaço tem impacto no corpo humano, nomeadamente na densidade óssea e até na capacidade ocular.

O seu regresso a marca o fim de uma missão invulgar, cheia de incertezas e problemas técnicos que transformaram um caso raro de planeamento de emergência da NASA - bem como as falhas da nave espacial Starliner da Boeing - num espetáculo global e político. Até o então candidato presidencial Donald Trump se envolveu no caso. Tanto que, assim que tomou posse, exigiu um regresso rápido dos dois, alegando que o seu antecessor os tinha "abandonado" por motivos políticos.

A falha no sistema de propulsão na Starliner levou a NASA a decidir que os dois teriam de voltar à Terra a bordo da SpaceX, quando fosse feita a rotação calendarizada da equipa da ISS.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.