Sábado – Pense por si

Mestres, disrupções e revelações marcaram as artes em 2019

Os grandes nunca saem de moda, por isso ainda vibramos com os retratos de Cartier-Bresson na Alfândega do Porto, mas também gostamos dos contemporâneos originais e de descobrir segredos bem guardados

A Coleção Moderna da Gulbenkian estreou, em março, um novo percurso pelas suas obras, revelando pelo meio um segredo bem guardado: um autêntico tesouro em forma de 36 trabalhos (cedidos pelo viúvo, o arquiteto Álvaro Siza Vieira) de Maria Antónia Siza, artista quase desconhecida, prematuramente falecida em 1973.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.