NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O livro intitula-se "Maria and Joao go to the Festa! A Maria e o João vão à Festa!" e está disponível na livraria online Amazon.
A empresária lusodescendente Ângela Simões lançou um novo livro bilingue ilustrado para crianças dos 6 aos 12 anos, com uma história que retrata a tradição das "Festas" nas comunidades portuguesas nos Estados Unidos.
Com ilustrações da luso-americana Hélia Borges Sousa e tradução portuguesa do professor Diniz Borges, o livro intitula-se "Maria and Joao go to the Festa! A Maria e o João vão à Festa!" e está disponível na livraria online Amazon em formato papel.
"Durante a minha infância em quase todos os fins de semana íamos a uma Festa", disse à Lusa a autora, que foi rainha e aia das celebrações em vários anos e noutros levava bandeiras ou estandartes. "As Festas foram uma grande parte da minha vida, tenho muito boas memórias", acrescentou.
As "Festas" das comunidades nos Estados Unidos estão ligadas a eventos religiosos com uma forte componente de tradições açorianas, refletindo a origem da maior parte dos emigrantes portugueses no país.
Ângela Simões, lusodescendente de terceira geração, teve a ideia de escrever livros bilingues para crianças quando começou a ler histórias infantis em português à filha e teve dúvidas em relação a certas palavras. Se os livros fossem bilingues, ela conseguiria perceber o sentido das palavras em português que não conhecia.
Depois dos livros "Pretty Girl, Linda Menina", "Handsome Boy, Lindo Menino" e "Numbers, Colors, Fruits, Números, Cores e Fruta", para uma audiência mais nova, a autora decidiu escrever um livro mais completo em termos de narrativa.
"Percebi que não havia livros infantis sobre as Festas, o seu colorido, a diversão", afirmou, referindo que "há um livro que documenta a história das Festas na Califórnia" mas nada com que as crianças lusodescendentes, como ela foi, se identificassem.
"Aprendi palavras enquanto escrevia o livro, o que reflete a razão pela qual tive a ideia de o escrever", contou. "Os portugueses nos Açores poderão identificar-se com o aspeto das Festas e os portugueses em Portugal poderão ter um vislumbre da cultura luso-americana".
Ângela Simões publica os livros através da insígnia Riso Books, tirando partindo do mecanismo de impressão a pedido da Amazon, o que faz com que não seja necessário um grande investimento financeiro à partida nem a manutenção de um inventário. "Este modelo permite a qualquer autor publicar o que pretende", sublinhou.
A empresária, que é também 'chair' do Conselho de Liderança Luso-americano (PALCUS), tem uma "longa lista" de tópicos que gostaria de abordar em livros com ilustrações para crianças, em colaboração com a artista Hélia Borges Sousa. "Escrever um por ano seria ótimo", afirmou.
Lusodescendente lança livro infantil sobre Festas portuguesas nos EUA
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?