Sábado – Pense por si

Lançada petição contra a eutanásia

13 de maio de 2016 às 10:13
As mais lidas

A Federação Portuguesa pela Vida promove no sábado, em Lisboa, a sexta "Caminhada pela vida", em que lançará a petição "Toda a vida tem dignidade", para impedir a legalização da eutanásia

É um dos temas mais debatidos da sociedade portuguesa na actualidade e todos os lados começam a tomar posições.

A Federação Portuguesa pela Vida promove no sábado, em Lisboa, a sexta "Caminhada pela vida", em que lançará a petição "Toda a vida tem dignidade", para impedir a legalização da eutanásia. Com o tema "Sempre pela vida", a caminhada começa às 15h00 no Largo Camões, seguindo para o Príncipe Real, Largo do Rato e termina em frente à Assembleia da República.

À Lusa, José Maria Duque, um dos organizadores da iniciativa, disse que o objectivo da caminhada é "dar testemunho público do valor da vida humana" e dizer que a "vida humana é inviolável, desde o momento da concepção até ao momento da morte natural".

Durante a iniciativa será lançada a petição "Toda a vida tem dignidade", dirigida ao Parlamento, a "pedir respeito pela vida humana" e para que não seja aprovada "nenhuma lei que permita o homicídio a pedido da vítima", avançou o responsável.

A federação adianta que na edição deste ano, que conta com o apoio do Papa Francisco, irá participar Jaime Mayor Oreja, presidente da Federação Europeia de Movimentos Nacionais de Defesa da Vida e antigo ministro do Interior de Espanha, eurodeputado e vice-presidente do Parlamento Europeu.

A petição a favor da despenalização da eutanásia chegou ao Parlamento a 26 de Abril, depois de ter conseguido alcançar as assinaturas necessárias para ser discutida em plenário.