Sábado – Pense por si

Há cada vez mais miúdos a engolir estas pilhas

Lucília Galha
Lucília Galha 29 de junho de 2023 às 20:00

Equivalentes às moedas de €0,20, engolem-nas e elas ficam encravadas no esófago. Com a saliva estabelece-se um circuito elétrico, provocando uma queimadura profunda.

Quando o filho se começou a queixar com dores, Anabela Taipina atribuiu-as ao leite com chocolate que lhe dera ao lanche. Jamais imaginou algo pior. Mas, naquele fim do dia, a situação começou a escalar. Francisco, na altura com 4 anos (hoje tem 12), começou a rebolar no chão, aflito. A mãe nem conseguia perceber bem de onde vinham as queixas - o menino só apontava para o peito e para a barriga. Já no Hospital Distrital da Figueira da Foz, e antes de lhe fazerem qualquer exame, o primeiro diagnóstico foi o de uma apendicite. Contudo, depois de um RX (feito depois de muita insistência de Anabela), a conclusão mudou. "Ainda me lembro da cara de gozo do médico, disse-me: ‘Mãe, calma, para quê tanto alarido? O seu filho engoliu uma moedinha de 2 cêntimos, isto acaba por sair’", recorda àSÁBADOa operária fabril.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.