Sábado – Pense por si

Há cada vez mais miúdos a engolir estas pilhas

Lucília Galha
Lucília Galha 29 de junho de 2023 às 20:00

Equivalentes às moedas de €0,20, engolem-nas e elas ficam encravadas no esófago. Com a saliva estabelece-se um circuito elétrico, provocando uma queimadura profunda.

Quando o filho se começou a queixar com dores, Anabela Taipina atribuiu-as ao leite com chocolate que lhe dera ao lanche. Jamais imaginou algo pior. Mas, naquele fim do dia, a situação começou a escalar. Francisco, na altura com 4 anos (hoje tem 12), começou a rebolar no chão, aflito. A mãe nem conseguia perceber bem de onde vinham as queixas - o menino só apontava para o peito e para a barriga. Já no Hospital Distrital da Figueira da Foz, e antes de lhe fazerem qualquer exame, o primeiro diagnóstico foi o de uma apendicite. Contudo, depois de um RX (feito depois de muita insistência de Anabela), a conclusão mudou. "Ainda me lembro da cara de gozo do médico, disse-me: ‘Mãe, calma, para quê tanto alarido? O seu filho engoliu uma moedinha de 2 cêntimos, isto acaba por sair’", recorda àSÁBADOa operária fabril.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro