Sábado – Pense por si

Ensino Superior. Como arranjar alojamento mais barato

Raquel Lito , Sónia Bento 07 de setembro de 2023 às 20:00

Alexandre conseguiu um quarto em Lisboa por 228 euros, Carolina está no Porto e paga 300 – conheça os truques para sobreviver à saga das casas para estudantes.

A felicidade por ter entrado no curso superior mistura-se por vezes com a angústia da procurar quarto. A oferta não é suficiente para dar resposta às necessidades e os preços disparam, apesar de o Governo estar a reforçar o apoio no alojamento e nas bolsas. O Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, prevê que até 2026, o número de residências para estudantes, em todo o País, aumente de 157 para 243 e de 15.073 para 26.772 camas, num investimento total previsto de €447 milhões. Até lá, arranjar quarto com condições e preço acessível continua a ser uma tarefa difícil. Mas há quem consiga. Conheça os truques destes estudantes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.