Sábado – Pense por si

Professores dão aulas não remuneradas nas universidades, situação denunciada por académicos e sindicato
Bruno Faria Lopes

Centenas de professores dão aulas sem receber nas universidades

Durante anos a fio os investigadores lecionam com contratos precários e sem remuneração. Académicos e sindicato referem “largas centenas” de casos. Universidades consideram que as aulas fazem parte do pacote remuneratório do contrato, um critério disputado por vários académicos.

Ministro da Educação nega pressão sobre reitor da Universidade do Porto
Lusa

Ministro da Educação recusa ter pressionado reitor da Universidade do Porto

O reitor da Universidade do Porto denunciou ter recebido pressões de várias pessoas "influentes", sem querer adiantar nomes, para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no curso especial de acesso para licenciados noutras áreas.

Lusa

Candidatos ao Ensino Superior ficam abaixo dos 50 mil

A tendência de diminuição de candidatos já se vinha registando há alguns anos, mas de forma quase inexpressiva: Em 2020 cerca de 62 mil alunos tentaram entrar no ensino superior na 1.º fase e nos dois anos seguintes as candidaturas continuaram a rondar sempre os 60 mil.

Um lugar à espera no ensino superior

Universidades e politécnicos públicos lançam este ano 55.956 vagas. Há mais lugares disponíveis em competências digitais, formação de professores e notas mais altas. As candidaturas arrancam a 21 de julho

Superior abre mais de 55 mil vagas

Porta de entrada no ensino superior público, o concurso nacional de acesso disponibiliza 55.166 lugares para o próximo ano letivo. As candidaturas arrancam a 22 de julho.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente