Sábado – Pense por si

Desconfinar: “Os mais novos são os prejudicados, se as escolas se mantiverem fechadas”

Vanda Marques
Vanda Marques 08 de março de 2021 às 20:00

O desconfinamento começa pelas escolas, só não sabe até que idade. Há quem defenda a abertura apenas das creches. Dirigentes escolares defendem que até ao primeiro ciclo seria o ideal.

Não são apenas relatos de cansaço e ansiedade: Jorge Ascensão revela que lhe chegam casos de pais que detetam regressões na aprendizagem dos filhos, crianças que passaram a ter mais dificuldade a ler, por exemplo. Daí a urgência de se incluir o primeiro ciclo na primeira fase de desconfinamento. "Já tínhamos proposto que se tivesse começado mais cedo, esta semana, por exemplo, com a abertura das creches e desta forma ir-se fazendo uma abertura mais faseada. Porque nos parecia haver condições, mas os especialistas é que têm uma palavra", refere o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?