Sábado – Pense por si

Como surgiram os apelidos estranhos como Carrapato ou Zarolho

Susana Lúcio
Susana Lúcio 08 de fevereiro de 2019 às 11:43

Há vários sobrenomes bizarros que surgiram, pelo menos, há mais de 100 anos e que são comuns no Alentejo. Começaram como alcunhas e passaram de pais para filhos.

Ler uma ata da Câmara Municipal de Évora com os nomes dos candidatos a um concurso público, numa lista de 14 páginas, tem tudo para ser uma tarefa aborrecida. Mas o tédio rapidamente é substituído por estranheza quando se lê alguns dos nomes: Antónia Pouca Roupa, Daniel Ai-Ai, Vera Fezes, Estrela Pécurto. Como terão surgido apelidos tão bizarros? A pergunta já foi respondida. Aliás, há toda uma ciência que estuda os nomes e que explica como apareceram os apelidos, a antroponímia. Mais: também há livros escritos sobre a questão, em particular a forma como surgiram os sobrenomes alentejanos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.