Sábado – Pense por si

Bárbara Guimarães: “Tinha 40% de hipóteses de sobreviver a este cancro”

Vanda Marques
Vanda Marques 20 de abril de 2023 às 07:00

Prestes a fazer 50 anos, no dia 21 de abril, diz à SÁBADO que sofreu um assassinato de caráter, que o processo de violência doméstica foi demasiado penoso, que lhe prejudicou a carreira, mas que se fez justiça. Mantém que nunca dirá mal do ex-marido, por causa dos filhos. Conta que não se leva a sério e que o cancro a mudou.

Quando o cabelo começou a cair aos bocados, decidiu rapá-lo. Foi depois da segunda sessão de tratamentos contra o cancro da mama. Bárbara telefonou aos amigos e convidou-os para jantar. No fim, rapou o cabelo e o fotógrafo Augusto Brázio registou tudo. São as duas fotografias que pode ver nesta edição e que Bárbara tem expostas na parede do quarto. “Adoro estas fotos, porque têm garra, têm vida.” É a vida que quer celebrar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.