Sábado – Pense por si

Isabel Allende: “Ser velho não é uma falha de caráter, é a vida. A alternativa é o cemitério”

Vanda Marques
Vanda Marques 22 de julho de 2023 às 18:00

Com mais de 70 milhões de livros vendidos, a escritora, de 80 anos, está longe de abrandar. Assume-se como feminista e democrata e na nova obra critica a forma como são tratados os migrantes.

Acorda todos os dias às 5h30, toma banho, maquilha-se, bebe uma chávena de café e escreve no seu escritório. Com 80 anos, o marido ainda lhe pergunta porque o faz. “O dia é muito curto para tudo o que eu preciso de fazer”, responde à SÁBADO Isabel Allende. A escritora bestseller acaba de lançar O Vento Conhece o Meu Nome. Com mais de 30 livros, a antiga jornalista diz que se tornou escritora quando começou a escrever cartas ao seu avô, que estava quase a morrer, e ela não podia regressar ao Chile para se despedir. Nasceu o romance A Casa dos Espíritos. Com mais de 60 prémios, é a partir da Califórnia, e em inglês, que fala com a SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro