Sábado – Pense por si

Isabel Allende: “Ser velho não é uma falha de caráter, é a vida. A alternativa é o cemitério”

Vanda Marques
Vanda Marques 22 de julho de 2023 às 18:00

Com mais de 70 milhões de livros vendidos, a escritora, de 80 anos, está longe de abrandar. Assume-se como feminista e democrata e na nova obra critica a forma como são tratados os migrantes.

Acorda todos os dias às 5h30, toma banho, maquilha-se, bebe uma chávena de café e escreve no seu escritório. Com 80 anos, o marido ainda lhe pergunta porque o faz. “O dia é muito curto para tudo o que eu preciso de fazer”, responde à SÁBADO Isabel Allende. A escritora bestseller acaba de lançar O Vento Conhece o Meu Nome. Com mais de 30 livros, a antiga jornalista diz que se tornou escritora quando começou a escrever cartas ao seu avô, que estava quase a morrer, e ela não podia regressar ao Chile para se despedir. Nasceu o romance A Casa dos Espíritos. Com mais de 60 prémios, é a partir da Califórnia, e em inglês, que fala com a SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.