Ator Danny Masterson culpado de dois crimes de violação

Ator Danny Masterson culpado de dois crimes de violação
Márcia Sobral 01 de junho
As mais lidas

Casos terão ocorrido com membros da Cientologia. Tribunal considera que Igreja ignorou as denúncias, apesar da instituição negar.

O tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, considerou o ator norte-americano Danny Masterson culpado de dois crimes de violação. Os atos terão ocorrido na sua casa, em Hollywood, entre 2001 e 2003.

REUTERS/Jonathan Alcorn
Na altura, tanto o ator como as vítimas eram membros da Cientologia e o artista terá usado a sua reputação para subjugar as mulheres. O caso terá sido denunciado à Igreja, que se comprometeu a tratar internamente do mesmo, mas acabou apenas por convencer as vítimas a não apresentarem queixa.

Foi em 2017, na sequência do movimento #MeToo, que surgiram as primeiras denúncias sobre Danny Masterson. Numa primeira fase o júri não chegou a qualquer conclusão e, perante o impasse, os advogados tiveram de apresentar novas provas. O veredicto final também não foi consensual, tendo ficado coisas por provar – como uma terceira denúncia e o uso de drogas para perpetuar os atos – mas acabou por ser perentório sobre duas acusações.

O tribunal provou ainda que alguns funcionários da Cientologia ameaçaram pelo menos uma das vítimas, coagindo-a a assinar um contrato de confidencialidade e 400 mil dólares (mais de 373 mil euros).

Durante o julgamento, a defesa de Danny Masterson tentou descredibilizar os depoimentos das mulheres dizendo que estas apresentavam discursos "inconsistentes" e tinham como único objetivo a obtenção de "vingança". O ator reiterou sempre a sua inocência e chegou a lamentar estar a ser "condenado" antes do julgamento, mas agora poderá ser sentenciado com uma pena máxima de 30 anos de prisão.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais