Sábado – Pense por si

Morreu Fernando Peres, antiga glória do Sporting

Antigo jogador do Sporting tinha sido hospitalizado.

O antigo futebolista internacional Fernando Peres morreu hoje, aos 77 anos, em Lisboa, informaram os filhos nas redes sociais.

"A luta terminou. O pai não resistiu e deixou-nos hoje. A todos os que queiram despedir-se, poderão fazê-lo hoje a partir das 17 horas, na Igreja de Santo António de Nova Oeiras. A missa será amanhã às 13:00 e seguirá depois para o crematório do cemitério de Barcarena", escreveu a filha Joana Peres no Facebook.

O antigo médio esquerdo estava internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa.

Fernando Peres, que fez parte da seleção portuguesa que alcançou o terceiro lugar no campeonato do mundo de 1966, representou o Belenenses, o Sporting, a Académica de Coimbra e o FC Porto. No Brasil, em fase final de carreira, passou por Vasco da Gama, Sport Recife e Treze.

Durante as oito épocas em que esteve ao serviço do Sporting - intercalados pela breve passagem na Académica - sagrou-se campeão nacional em 1965 e 1970 e conquistou a Taça de Portugal em 1971 e 1972.

No Brasil, festejou um título de campeão com o Vasco em 1974 e ganhou o campeonato de Pernambuco com o Sport Recife em 1975.

Como treinador principal, comandou o Vitória de Guimarães, a União de Leiria e o Estoril Praia, tendo sido adjunto de Pedro Rocha no Sporting.

No seu site oficial, oSporting"endereça as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos desta glória leonina".

OBenfica, também no seu site, "apresenta as mais sentidas condolências pelo triste falecimento de Fernando Peres a toda a sua família e ao Sporting", sublinhando que "na memória de todos fica um atleta de exceção, um internacional que permanecerá na história do futebol português".

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.