Sábado – Pense por si

Carlos Torres

Os campeões caídos em desgraça

Os principais clubes de Portugal e Espanha estiveram sempre no topo, mas há muitos gigantes que já passaram pelas divisões inferiores, do Manchester City à Juventus, do PSG ao Bayern Munique.

Carlos Torres

Benfica-Sporting: as histórias e os protagonistas das oito finais da Taça de Portugal

Com o jogo deste domingo, será a nona vez que águias e leões se defrontam na partida decisiva da prova-rainha, com os encarnados em vantagem: ganharam seis. Fomos à procura de curiosidades e figuras destes jogos, desde o primeiro frente a frente, com um hat-trick de Rogério Pipi, o jogador com mais golos nas finais, até ao bis de João Vieira Pinto, no tristemente célebre dia em que um adepto foi morto por um very light.

Carlos Torres

Já houve 30 campeões na última jornada – e só um volte-face

O Sporting tem a história e a estatística a seu favor, mas o Benfica é o único que sabe o que é ultrapassar o líder e festejar mesmo no fim. Se leões e águias terminarem com os mesmos pontos, será a sétima vez que os dois primeiros acabam empatados, apurando-se assim o campeão pela vantagem no confronto direto.

Carlos Torres

Pinto da Costa: a ligação de 60 anos ao FC Porto

O conselho da mãe, o enxovalho e a reunião com Pedroto, o sonho da conquista europeia, o “vício de vencer” e os maiores sucessos. Pinto da Costa transformou o clube e até lhe deu um novo nome – passaram a ser os dragões.

Mónica Baltazar

Quando um emprego não chega para sobreviver

As rendas altas e o aumento do custo de vida obrigam milhares de pessoas a ter dois empregos. Conheça quatro histórias de quem se desdobra entre aulas, hotéis, hospitais ou imobiliárias para conseguir pagar as contas ao fim do mês.

Carlos Gonçalo Morais

Marco Caneira: “Com 17 anos estive quase a mudar-me para o Real Madrid”

Cresceu a assar leitões no negócio da família e confessa que ainda hoje isso é algo que lhe dá “paz e tranquilidade” – tal como o convívio com os amigos. No futebol, começou no Sporting, passou por Benfica, Valência, Bordéus e Videoton e terminou aos 42 anos, nas equipas distritais. Agora é comentador televisivo e garante que ser treinador não o atrai.

Marco Alves

Ruben Amorim: O que tem o homem que agrada a todos

Pagou a renda e salários a jogadores e adjuntos em dificuldades. Sorri às provocações e teve êxito sem maltratar os adversários. Transformou-se numa marca que é uma improvável combinação de qualidades e sai de Portugal como uma figura unânime.

Carlos Torres

Ruben Amorim: O treinador-estagiário já rendeu mais de €25 milhões

Foi fazer o estágio para o Casa Pia e alterou logo os treinos e os métodos. Ganhou o seu primeiro troféu ao 5º jogo numa equipa profissional (Sp. Braga) e mudou-se para Alvalade por 14,6 milhões de euros. Mas valeu todo o dinheiro, pois devolveu a glória ao Sporting.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.