Sábado – Pense por si

Janeiro, um mês recheado de curiosidades

Ricardo Santos
Ricardo Santos 16 de janeiro de 2023 às 15:20
As mais lidas

Eventos, personalidades, feitos, conquistas e nascimentos que ajudaram a fazer a história da Humanidade

O primeiro museu nacional do mundo abriu portas há 263 anos, a 15 de dezembro de 1759. Trata-se doBritish Museum, dedicado à história, arte e cultura da Humanidade. Fica em Londres, Inglaterra, e da sua coleção fazem parte mais de 13 milhões de objetos das mais variadas proveniências. Essa tem sido uma discussão (a devolução ou não das obras aos países onde foram encontradas), com a Grécia e o Egito a exigirem o que é seu, por direito histórico. No caso dos gregos, os Mármores do Pártenon, datados de há mais de 2500 anos; quanto aos egípcios, a Pedra de Roseta, um fragmento de granodiorito que permitiu decifrar os hieróglifos.

Num registo muito diferente, há 25 anos, nos EUA, o site norte-americano Drudge Report divulgou o escândalo deBill Clinton e Monica Lewinsky, Presidente e estagiária da Casa Branca. Uma mancha difícil de limpar.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.