Sábado – Pense por si

Janeiro, um mês recheado de curiosidades

Eventos, personalidades, feitos, conquistas e nascimentos que ajudaram a fazer a história da Humanidade

O primeiro museu nacional do mundo abriu portas há 263 anos, a 15 de dezembro de 1759. Trata-se doBritish Museum, dedicado à história, arte e cultura da Humanidade. Fica em Londres, Inglaterra, e da sua coleção fazem parte mais de 13 milhões de objetos das mais variadas proveniências. Essa tem sido uma discussão (a devolução ou não das obras aos países onde foram encontradas), com a Grécia e o Egito a exigirem o que é seu, por direito histórico. No caso dos gregos, os Mármores do Pártenon, datados de há mais de 2500 anos; quanto aos egípcios, a Pedra de Roseta, um fragmento de granodiorito que permitiu decifrar os hieróglifos.

Num registo muito diferente, há 25 anos, nos EUA, o site norte-americano Drudge Report divulgou o escândalo deBill Clinton e Monica Lewinsky, Presidente e estagiária da Casa Branca. Uma mancha difícil de limpar.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.