Sábado – Pense por si

Janeiro, um mês recheado de curiosidades

Eventos, personalidades, feitos, conquistas e nascimentos que ajudaram a fazer a história da Humanidade

O primeiro museu nacional do mundo abriu portas há 263 anos, a 15 de dezembro de 1759. Trata-se doBritish Museum, dedicado à história, arte e cultura da Humanidade. Fica em Londres, Inglaterra, e da sua coleção fazem parte mais de 13 milhões de objetos das mais variadas proveniências. Essa tem sido uma discussão (a devolução ou não das obras aos países onde foram encontradas), com a Grécia e o Egito a exigirem o que é seu, por direito histórico. No caso dos gregos, os Mármores do Pártenon, datados de há mais de 2500 anos; quanto aos egípcios, a Pedra de Roseta, um fragmento de granodiorito que permitiu decifrar os hieróglifos.

Num registo muito diferente, há 25 anos, nos EUA, o site norte-americano Drudge Report divulgou o escândalo deBill Clinton e Monica Lewinsky, Presidente e estagiária da Casa Branca. Uma mancha difícil de limpar.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.