Sábado – Pense por si

UE insta Rússia a reconsiderar decisão sobre exportações de cereais dos portos ucranianos

A Rússia anunciou a suspensão da participação no acordo sobre as exportações de produtos agrícolas dos portos ucranianos sob o pretexto do ataque de 'drone' a navios na Crimeia anexada.

A UE "insta a Rússia a reconsiderar a decisão" de suspender o acordo sobre exportações de cereais dos portos ucranianos, vital para o abastecimento mundial de alimentos, escreveu hoje no Twitter o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

REUTERS/Umit Bektas/File Photo

Esta decisão "põe em perigo a principal rota de exportação de cereais e fertilizantes necessários para responder à crise alimentar mundial causada pela guerra" na Ucrânia, insistiu Josep Borrell na sua mensagem na rede social.

A Rússia anunciou no sábado a suspensão da sua participação neste acordo sobre as exportações de produtos agrícolas dos portos ucranianos sob o pretexto do ataque de 'drone' a navios na Crimeia anexada, gerando condenação internacional.

O acordo de cereais, concluído em julho sob a égide da ONU e da Turquia, permitiu a exportação de vários milhões de toneladas de cereais retidos nos portos ucranianos desde o início do conflito em fevereiro, provocando um aumento dos preços dos alimentos.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.