Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras quer que Pedro Marques abandone o cargo se não resolver o problema da linha ferroviária que liga a Lisboa e passa por Oeiras
O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, defendeu esta segunda-feira que o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, se deve demitir se continuar sem resolver o problema da linha ferroviária que liga a Lisboa e passa por Oeiras.
Na sua página do Facebook, o autarca considera "inacreditável e inadmissível" que Pedro Marques continue sem encontrar soluções para o melhoramento da Linha de Cascais, por "falta de vontade" e por estar "refém dos complexos ideológicos do Bloco de Esquerda e do PCP".
"Se o actual ministro dos Transportes mantiver esta sua atitude incompreensível e se demite de resolver o problema grave da Linha de Cascais, o melhor mesmo é demitir-se do Governo. Dada a incapacidade do ministro, o assunto agora passa a ter que ser tratado com o senhor primeiro-ministro", refere.
Há muito que a Câmara de Cascais tem alertado para a necessidade de investimento na linha ferroviária, que passa pela renovação das composições e material circulante, já obsoleto e que põe em causa a segurança dos utentes.
Carlos Carreiras chama ainda "ressabiados" àqueles que o acusam de nada ter feito para resolver o problema com o anterior Governo PSD/CDS-PP, deixando claro que isso "é mentira". "Tive a mesma postura com o anterior Governo e com ganho de causa, razão pela qual estive em conjunto com os senhores presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa e de Oeiras em reuniões com o Governo e tinhamos uma solução. Ao contrário, este Governo e este ministro fecharam-se numa Torre de Marfim e não reúnem sequer com as Câmaras", sustenta.
As acusações a Pedro Marques e apelos ao investimento na renovação da Linha de Cascais já tinham sido feitos por Carreiras através do Facebook a 20 de Outubro passado. Na ocasião, em resposta, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas assegurou que "ninguém desistiu" da linha ferroviária de Cascais e que "tem repetido publicamente que procura fontes de financiamento para o projecto".
A tutela referiu ainda que a intervenção na Linha de Cascais integra o Plano Ferrovia 2020, apresentado pelo Governo em Fevereiro e que, apesar de integrar o Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI) do anterior Governo, a intervenção não tinha assegurada qualquer fonte de financiamento.
Carreiras pede demissão do ministro dos Transportes
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.