Sábado – Pense por si

Ataque informático paralisa gigantes da Internet

21 de outubro de 2016 às 20:29
As mais lidas

Twitter, Spotify e eBay foram alguns dos sites gravemente perturbados nos EUA por um ataque informático dirigido contra um prestador de serviços

Diversos grandes nomes da Internet, incluindo o re.

 

Durante mais de duas horas, o acesso a estes sites, e ainda às páginas electrónicas de diversos media- incluindo a estação de televisão CNN e os jornais New York Times, Boston Globe, Financial Times e The Guardian - do Reddit ou do Airbnb, foi impossível na costa leste dos EUA. 

 

Segundo diversos sites informativos, o serviço de vídeo Netflix, a cadeia HBO e o serviço de pagamento em linha Paypal foram igualmente perturbados pelo vasto ciberataque que afectou potencialmente milhões de internautas. 

 

O ataque, que começou cerca das 12h10 (hora de Lisboa), tomou a forma de uma recusa de serviço.

 

Estes ataques, cada vez mais disseminados, consistem em tornar um servidor indisponível através de um bombardeamento de pedidos de utilização.

 

O alvo na sexta-feira foi a sociedade Dyn, que redirige os fluxos internet em direção aos residentes. As actividades regressaram à normalidade pelas 14h20 (hora de Lisboa), anunciou a empresa em comunicado. 

 

Segundo o El País, o departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos avisou, na semana passada, que os hackers estariam a utilizar uma nova estratégia: infectar routers, impressoras, televisões inteligentes ou qualquer objecto que possa estar ligado à Internet para provocar uma sobrecarga dos servidores. 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.