Sábado – Pense por si

O ator britânico Sam Neill revelou, numa biografia que será lançada na próxima terça-feira, que está a receber tratamento para um cancro do sangue - um linfoma de células t angioimunoblástico.

REUTERS/Vincent West

O ator de 75 anos e que participou em Jurassic Park, o filme de mega sucesso de Steven Spielberg, datado de 1994, está a receber tratamento para a doença. "A verdade é que estou tramado. Talvez a morrer. Tenho de acelerar isto", escreve na biografia que começou a ser concebida o ano passado, enquanto recebia tratamentos. Foi uma forma que encontrou para desocupar a mente, contou ao jornal britânico The Guardian, numa entrevista.

"Estou habituado a trabalhar e adoro trabalhar, adoro ir para o trabalho e estar com pessoas todos os dias, a aproveitar companhia humana e amizade e tudo isso. E, de repente, fiquei privado disso, o que me levou a questionar: 'O que é que faço agora?'", revelou o ator que começou então a escrever sobre episódios da sua vida. "Não podia ter passado por aquilo [tratamentos] sem estar a fazer nada", sublinhou. O resultado desses meses de trabalho é Did I Ever Tell You This?(Alguma vez vos contei isto?, em tradução livre). 

Entre as páginas encontram-se episódios que relembram a sua infância na Irlanda, os anos na Nova Zelândia, pormenores sobre a sua família e também detalhes sobre os anos passados em filmagens.

O cancro é relegado para um plano muito diminuto no livro, servindo quase apenas como mote para contar aquelas histórias.

Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.