Sábado – Pense por si

Autismo na idade adulta. Hoje em dia há "maior sensibilidade no rastreio"

Aos 69 anos, Bill Gates falou sobre autismo na sua autobiografia. Anthony Hopkins foi diagnosticado aos 70 anos. "O ideal seria um diagnóstico precoce, entre 18 e 24 meses de idade", salienta psicóloga ouvida pela SÁBADO.

Na sua autobiografia, Bill Gates escreveu que "se fosse hoje, provavelmente teria recebido um diagnóstico de transtorno do espectro do autismo". É uma das várias celebridades a abordar esta perturbação do desenvolvimento cerebral, depois de o ator Anthony Hopkins, do rapper Kanye West, a cantora Sia, ou o fundador da Tesla Elon Musk terem revelado os seus diagnósticos.

AP Photo/Jae C. Hong

Segundo a psicóloga Tâmara Ferreira Rodrigues, ao falarem sobre as suas dificuldades, as celebridades têm um papel importante, ao contribuir para "a proliferação da informação".

"Sabemos que para que uma realidade esteja presente na consciência individual é necessário que o coletivo a coloque à disposição", afirma. Contudo, lamenta que "a falta de escrutínio científico do que se dissemina no contexto mediático conduza a um facilitismo inconsciente que promove uma banalização de um diagnóstico tão sério."

Segundo o biógrafo de Elon Musk, este último autodiagnosticou-se com síndrome de Asperger, apesar de o diagnóstico ter que ser feito por um médico que observe os comportamentos e desenvolvimento da pessoa. Foi o que aconteceu nos casos de Anthony Hopkins, que revelou ter sido diagnosticado aos 70 anos com síndrome de Asperger, e com a cantora Sia em 2023. Ambos receberam o diagnóstico já na idade adulta, por não estarem disponíveis meios de diagnóstico usados hoje em dia. "Nos últimos anos, a comunidade internacional testemunhou melhorias significativas nas respostas públicas de saúde. Verificou-se um aumento da eficácia das políticas de consciencialização e disseminação da informação, uma otimização das ferramentas de diagnóstico e uma maior sensibilidade no rastreio, o que culmina numa identificação mais precoce da condição", explica a psicóloga. 

REUTERS/Mike Blake

Além disso, dá o exemplo da Síndrome de Asperger, que "está dentro da PEA referindo-se aos autistas com alta funcionalidade". Neste caso, "o desenvolvimento intelectual está intacto, pelo menos dentro da média, podendo haver algumas dificuldades no uso da linguagem funcional, falada ou sinalizada."

Quando se manifestam as Perturbações do Espectro do Autismo?

"O início [das manifestações de Perturbação do Espectro do Autismo ou PEA] ocorre durante o período de desenvolvimento, na infância, sendo que o ideal seria um diagnóstico precoce, entre 18 e 24 meses de idade", aponta a psicóloga. "É nesta faixa etária que os sintomas característicos desta condição podem ser diferenciados do desenvolvimento típico. No entanto, os sintomas podem não ser óbvios até que as exigências típicas da vida social se tornem difíceis de gerir pelos recursos limitados que a pessoa com PEA evidencia."

Bill Gates não confirma se foi diagnosticado com autismo, mas diz que os seus pais não sabiam como entender "porque é que o filho ficava tão obcecado com determinados projetos" e porque "podia ser malcriado ou desagradável sem se dar conta do efeito nas outras pessoas" - e que o ajudaram ao tê-lo inscrito em várias atividades para melhorar as "competências sociais".

"São características perentórias deste quadro do neurodesenvolvimento, as dificuldades persistentes na habilidade de estabelecer e manter relacionamentos interpessoais, com compromisso da comunicação social recíproca. Também são expectáveis padrões comportamentais, interesses ou atividades repetitivos e inflexíveis, atípicos para a idade cronológica e para o contexto cultural", explica Tâmara Ferreira Rodrigues.

O rapper Kanye West também revelou em fevereiro ter sido determinado que tinha autismo, alegando ter sido erradamente diagnosticado no passado com a doença bipolar. Disse que o novo diagnóstico tinha ajudado a compreender alguns padrões comportamentais. Recorde-se ainda que o rapper foi criticado por várias mensagens antissemitas que publicou na sua conta de X, bem como a sua ida com a mulher Bianca Censori aos Grammy, em que ela usou um vestido transparente. "O que aqui me parece estar em causa é uma tentativa forçada de explicar o comportamento de alguém", considera Tâmara Ferreira Rodrigues. "Fazer tudo ao contrário é sinal de muitas coisas", podendo ser sinónimo de "um cérebro ainda adolescente e imaturo, ou uma oposição à autoridade e às regras", sublinha. 

Atualmente, existem em Portugal mais de 60 mil pessoas que sofrem de autismo, de acordo com os dados mais recentes da AIA - Associação de Apoio e Inclusão ao Autista. Nos últimos 30 anos, tem-se verificado um aumento do número de casos diagnosticados em todos os países, acrescenta ainda a Federação Portuguesa de Autismo.

Artigos Relacionados