Sábado – Pense por si

António Homem Cardoso: "Olhava para a Amália como os católicos olham para a Virgem Maria"

Sónia Bento
Sónia Bento 05 de junho de 2021 às 10:00

Nasceu em São Pedro do Sul, há 76 anos, veio para Lisboa com 10, para ser marçano na mercearia de um tio e, aos 13, teve a sua primeira máquina fotográfica. Monárquico convicto, é fotógrafo oficial da casa real portuguesa. Mário Soares, Donald Trump e o Papa João Paulo II já posaram para ele.

Ao longo de mais de 60 anos de carreira, António Homem Cardoso fotografou a nata da sociedade nacional e muitas personalidades estrangeiras, de Presidentes a ministros, passando por empresários e figuras da realeza. Acredita que a monarquia é o futuro, mas afirma que "se tem de distinguir um dos Presidentes da República seria o General Ramalho Eanes". Continua a trabalhar, embora a outro ritmo, prepare-se para lançar o seu 104º livro, Retratos de Uma Vida, que foi adiado pela pandemia: "Sou o português com mais livros publicados."  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.