Sábado – Pense por si

António Luís Marinho

O maio mais quente e explosivo da democracia

As primeiras bombas do ELP, a guerra da unicidade sindical, os casos Renascença e República na comunicação social, 400 MRPP's presos pelo Copcon: a violência estalou de vez e abriu alas para o que aí vinha.

5
Maria Henrique Espada

A história de Marcelino da Mata, vilão e herói

Foi o mais condecorado militar português, lutou durante toda a Guerra Colonial. Quando morreu, nasceu outra guerra, pela narrativa sobre quem foi e o que representa. Um novo livro de Nuno Gonçalo Poças, de que a SÁBADO faz a pré-publicação, ajuda a percebê-lo: à sua coragem e aos seus abusos.

A guerra está na Europa

Esta é uma capa que não queríamos fazer: o regresso da guerra à Europa. Trazemos-lhe ainda a história de Marcelino da Mata (herói ou vilão da guerra colonial?) e contamos-lhe a luta que oito antigos trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo travam há já oito anos.

4
José Magalhães
Sara Capelo

Quando um deputado é ameaçado e perseguido

Eutanásia, touradas e futebol são os temas que levam a mensagens mais inflamadas e até a ameaças de morte. Um pequeno grupo de deputados assume que as recebe nas redes sociais ou no email institucional.

Eduardo Pitta

Seis livros que tem de ler já

O regresso de Marilynne Robinson e a chegada a Portugal do romance mais traduzido e premiado de Eduardo Halfon são só duas das boas notícias que temos para lhe dar.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana