Sábado – Pense por si

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.

Hamas agradece a Trump pela mediação no cessar-fogo da guerra em Gaza

Hamas agradece a Trump pela mediação no cessar-fogo da guerra em Gaza

Basem Naim, um alto responsável do Hamas, elogiou o papel do presidente norte-americano, Donald Trump, nas negociações que levaram ao cessar-fogo entre Israel e o grupo palestiniano. Naim afirmou que o acordo só foi possível graças à “interferência pessoal” de Trump e reiterou que o Hamas não se desarmará sem garantias para a criação de um Estado palestiniano soberano.

Cortejo fúnebre na Palestina demonstra a crise e a guerra no território
João Carlos Barradas

Palestina: Estado crítico

Um arremedo de estado num território em guerra cada vez mais exíguo e retalhado, com populações em fuga ou obrigadas a deslocação forçada, sem instituições capazes de assegurar em permanência funções administrativas básicas: esta é a realidade no terreno.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)