
Presidenciais: Cotrim de Figueiredo anuncia candidatura a Belém
João Cotrim de Figueiredo já foi líder da Iniciativa Liberal.
João Cotrim de Figueiredo já foi líder da Iniciativa Liberal.
Uma coisa é certa: só Mário Centeno pode salvar a direita dela própria, agora que tem os dias livres para também "ponderar" uma candidatura.
A idade média dos três principais candidatos à Presidência é de 65 anos (menos um que a idade de reforma). A Presidência não é um cargo para jovens?
A ideia do antigo líder da Iniciativa Liberal se candidatar à Presidência da República entusiasmou os congressistas liberais que entoaram cânticos de ânimo.
Rocha tomou sozinho a decisão de sair, sem avisar a Comissão Executiva, mas Mariana Leitão já estava no caminho para a liderança. Mário Amorim Lopes recebeu apoio, mas “nunca” se aventuraria contra a líder parlamentar.
Segundo João Cotrim de Figueiredo, o ex-Chefe do Estado-Maior da Armada abordou temas como economia, inovação, imigração jovem, serviços públicos e funções do Estado — matérias que, na sua opinião, estão fora do âmbito do cargo presidencial.
Têm um minuto para intervir sobre as propostas dos outros partidos, menos capacidade de interpelar o Executivo e de participar em comissões. Ganham mais destaque (por serem os únicos representantes), mas falta-lhes apoio. BE, PAN e JPP estarão sujeitos a estas regras na próxima legislatura.
Descontrolar Ventura com silêncios e calma. Irritar Pedro Nuno encostando-o à esquerda. Mudar de assunto quando este não agrada. Os livros por onde eles estudam.
O secretário-geral do PS e o presidente da IL, Rui Rocha, estiveram esta noite na RTP a debater bolos, calvície, habitação, TAP, ferrovia e a economia.
João Cotrim de Figueiredo afirmou que a Iniciativa Liberal vai colocar a sua força eleitoral "ao serviço de uma solução governativa".
Amizades improváveis, um “podcast caseiro”, uma viagem de carro com os três cães, trocas de contactos de empregadas e um eurodeputado sem interesse no partido lá em Lisboa: “quero lá saber”… Ainda se perdem nos corredores, apesar de quase viverem no Parlamento, que cortou a água quente nos gabinetes para não ficarem lá a dormir.
Em Estrasburgo, nova vitória da presidente da Comissão Europeia não é dada como certa e pensa-se em matemática. Mas os eurodeputados portugueses seus aliados dizem que tem boas hipóteses.
Numa publicação na rede social Twitter, a Iniciativa Liberal anunciou que "João Cotrim Figueiredo foi hoje eleito vice-presidente do grupo parlamentar dos liberais europeus", ao obter 48 votos em 71.
Ex-presidente da Iniciativa Liberal era um dos concorrentes à eleição na terça-feira, dia 25.
Uma derrota é uma derrota, mas sem que o estrondo afete o que, na verdade, PSD e CDS acham que interessa: a sobrevivência do governo.
É a primeira vitória de Pedro Nuno Santos como secretário-geral do PS. É a primeira angústia também: que farei com esta espada? Uma vitória tão curta não permite fantasias sobre eleições antecipadas, sobretudo quando os camaradas de esquerda mal se aguentam em pé.