Sábado – Pense por si

3
Nuno Miguel Guedes

Este Marlowe é agridoce, mas Liam Neeson está inocente

Depois de Humphrey Bogart, Robert Mitchum e Elliott Gould, cabe a Liam Neeson ser o famoso detetive dos livros de Raymond Chandler. Não desilude, mas o filme -também com Daniela Melchior - soma pouco.

Maria Henrique Espada

Mega Ferreira: “A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios”

Nasceu na Mouraria há 69 anos, criou o Parque das Nações, mora junto à Praça da Alegria e tem recusado entrevistas sobre o momento que há 20 anos, num 22 de maio, marcou a sua vida e a do País. Porque foi uma “admirável obra colectiva” e não dele. Recorde a entrevista de vida a Mega Ferreira, que morreu esta segunda-feira.

5
João Pedro George

O grande banquete da Imprensa Nacional

Não estamos a falar de niquices, alguns destes livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e foram publicados na editora do Estado. Mega Ferreira e outras figuras assaz extraordinárias (1.ª parte)

Lusa

Morreu o autor de banda desenhada José Ruy aos 92 anos

Artista colaborou com muitas publicação periódicas, nomeadamente "Mosquito", "Mundo de Aventuras" e "Cavaleiro Andante". Destacou-se com a transposição para BD da epopeia "Os Lusíadas", das biografias sobre Aristides de Sousa Mendes, de Humberto Delgado e de Beatriz Ângelo, e a série "Aventuras de Porto Bomvento", que evoca os marinheiros anónimos da época dos Descobrimentos.

Tintim no Brasil

Hoje, uma época eivada de cinismo e pragmatismo, repórteres como Tintim ou Robert Mitchum seriam considerados ingénuos, uns tolos idealistas que se julgam incorruptíveis e têm a pretensão de conseguir escapar à manipulação e às iniciativas de sedução ou anexação dos donos do dinheiro.

Cuidados intensivos

Os moralistas

As touradas só deviam ser abolidas do serviço público se fossem ilegais, como a luta de cães. Não sendo, e beneficiando o Governo dos impostos directos e indirectos que a tauromaquia gera, a censura das corridas é uma declaração de guerra a quem espera do serviço público “representação” e “diversidade”

Paulo Colaço
Margarida Davim

Quem é o homem que quer punir Rio?

Paulo Colaço já foi apoiante de Rui Rio e fez parte do núcleo duro da campanha interna do líder, mas a proposta de sanções para Rio e Adão Silva no caso do referendo à eutanásia fez com que o presidente do PSD o acusasse de ter um "perturbante tique estalinista".

Caderno de Significados

Os dois cenários de Ivo Rosa

Ivo Rosa ou dissertará sobre a existência de abundante prova e enviará Sócrates a julgamento com todos os crimes com que chegou à instrução; ou concluirá que a acusação assenta essencialmente na presunção indiciária, portanto na chamada prova indireta, e até pode mandá-lo julgar, mas sem o fardo dos crimes de corrupção.

André Ventura já foi corrupto

Enquanto inspetor tributário, André Ventura contribuiu para que uma empresa de Paulo Lalanda de Castro não pagasse mais de 1 milhão de euros em IVA ao Estado. Esta é uma breve história de “podridão” e “vergonha” nas Finanças

Conversas de café

As histórias de amor que me contam, que incluem a ingestão regular de homens (as minhas amigas, felizmente, não são nada castas) pouco interessantes e bastante imaturos, que só querem farra e sexo sem compromisso, são para mim como aventuras recheadas de condimentos romanescos e pretextos para devaneios literários

Maria Henrique Espada

Mega Ferreira: "A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios"

Nasceu na Mouraria há 69 anos, criou o Parque das Nações e tem recusado entrevistas sobre o momento que há 20 anos, num 22 de Maio, marcou a sua vida e a do País. Porque foi uma “admirável obra colectiva” e não dele. Inaugurou-a de charuto na mão, mas estava a convalescer de um cancro. E fala de tudo isso numa longa entrevista biográfica

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)